Coordenador : Alexandre Ribeiro Fernandes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392363.2206.357569.25032023
Departamento/Setor: MMI
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A - Pacientes pediátricos com enfermidades neurológicas B - Alunos de graduação C - Alunos de Pós-graduação D - Médicos residentes em Neurologia Pediátrica E Médicos generalistas e Médicos Pediatras
Local de atuação: Hospital Universitário Antonio Pedro
Objetivo
Geral: Expandir o atendimento em Neurologia Infantil ao maior número possível de cidadãos brasileiros Específicos: Apresentar novas realidades de atendimento aos alunos de graduação e de pós-graduação; Conhecer as necessidades em neurologia infantil em diferentes regiões do estado e do país; Dar oportunidade aos médicos generalistas e pediatras que atuam na ponta do sistema de interagir e receber benefícios com o contato direto com um centro acadêmico de formação Aprimorar a formação do médico neurologista infantil da UFF na medida em que poderá vivenciar atendimentos e diagnósticos de condições menos frequentes em nosso meio Treinar alunos de graduação nas ferramentas de telemedicina.
Resumo
Introdução: A disponibilidade de médicos neurologistas especializados no atendimento de crianças e adolescentes ainda é irregular. Observamos uma grande concentração de especialistas nos grandes centros deixando as populações dos centros urbanos menores menos assistidas. Objetivo: O presente projeto tem por objetivo fornecer assessoria aos médicos generalistas e/ou pediatras que estão atendendo crianças e adolescentes com condições neurológicas graves e que precisam de avaliação e/ou orientação especializada a ser oferecida pelo Neurologista Infantil. Metodologia: através das sociedades de pediatria, neurologia e neurologia infantil será disponibilizada uma carta-convite com informações sobre o projeto e com o link para preenchimento do formulário de inscrição onde deverão constar informações gerais sobre o caso. A partir desse primeiro contato será agendada uma reunião através de Google Meet com o(s) médico(s) responsável(is) pelo paciente para emissão do parecer técnico pela equipe de Neurologia Infantil do HUAP/UFF. Os dados do caso serão armazenados em planilhas anonimizavas, sem possibilidade de identificação de dados individuais dos pacientes consultados para posterior análise qualitativa e quantitativa da ação de extensão. Resultados esperados: esperamos com essa ação disponibilizar assistência médica mais especializada e pouco disponível a centros e regiões menos assistidas por esses profissionais. Assim, será possível devolver serviços e assistência à comunidade não acadêmica.